Ligas

Liga de Cirurgia do Trauma

A Liga de Cirurgia do Trauma foi fundada em 1980 e é órgão cadastrado no Departamento Científico do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz vinculado à Disciplina de Cirurgia Geral e do Trauma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tendo consciência da importância da doença trauma, que é hoje a maior causa de óbito entre os cidadãos de 18 a 40 anos, os membros efetivos da Liga, professores, organizadores e ouvintes /colaboradores, atuam de forma a difundir informações teórico-práticas visando melhorar o atendimento dos pacientes.

 

A Liga de Cirurgia do Trauma também faz parte do COBRALT – Comitê Brasileiro das Ligas de Trauma, formado por mais de quarenta Ligas de Trauma de estrutura e atividades similares distribuídas nas mais diversas regiões do país e igualmente sediadas por Faculdades de Medicina do setor público e privado.

              

A programação da Liga baseia-se em:

  1. Atividades práticas no Pronto Socorro Cirúrgico do Hospital das Clínicas, com atendimento orientado por médicos residentes, professores e equipe multidisciplinar, e participação em procedimentos de emergência e cirurgias;

  2. Aulas quinzenais sobre temas relacionados à área, ministradas por professores da Disciplina e convidados;

  3. Atividades de pesquisa orientadas também pelos professores da Disciplina;

  4. Participação em Congressos nacionais e internacionais e engajamento em atividades de conscientização do público leigo sobre questões relacionadas ao trauma, além de simulações de atendimento pré-hospitalar.