Estágios

Graduação

Nacional

Alunos da Graduação Médica podem solicitar visita acadêmica de 7 dias através da Graduação da Faculdade de Medicina da USP.  

* Atualmente não são aceitos alunos para estágio opcional.  

 

Exterior

A solicitação de estágio para alunos estrangeiros da Graduação Médica são realizados através da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina da USP.

(If you are an international student, check our website in English).

Residência Médica

Os pedidos de estágio (Nacional e Internacional) são feitos através da Comissão de Residência Médica (COREME FMUSP). Para obter o formulário de solicitação clique aqui

Importante:

CRM PROVISÓRIO

Informamos que, conforme Resolução CFM nº 1.948/10, é obrigatório o requerimento de CRM  ou VISTO PROVISÓRIO antes do início de estagio eletivos na FMUSP  de  residentes externos com registro do CRM de outro estado.

Os médicos deverão comparecer pessoalmente no CREMESP (SEDE OU REGIONAIS) para formalizar sua solicitação de visto provisório com validade de 90 dias corridos. Para formalizar este visto provisório, o médico deverá seguir as instruções do link: http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=ServicosMedicos&id=30

Esta medida é obrigatória para todos os residentes externos independentemente do tipo de estágio que irão cumprir na FMUSP (INTERINSTITUCIONAL OU OCASIONAL).

Desde modo, pedimos a gentileza de anexar ao termo de compromisso, quando for o caso, uma cópia do PROTOCOLO ou VISTO PROVISÓRIO EMITIDO PELO CREMESP pois sem a mesma não haverá permissão para realização dos estágios eletivos na FMUSP.

Em caso excepcionais, poderá ser entregue até no mínimo 15 dias antes do início do estágio, anexando a Declaração de Comprometimento (anexa/extranet).

 

CRACHÁ CORPORATIVO

Com as novas normas de acesso, os residentes externos deverão utilizar o crachá corporativo.

 

CPF PARA RESIDENTES EXTERNOS ESTRANGEIROS

Em virtude do cadastro dos residentes externos no CADCOLAB, bem como emissão de crachá corporativo, os residentes externos de origem estrangeira deverão informar na ficha de cadastro o número do CPF. Este poderá ser solicitado em seu Pais ou no Brasil.

O Cadastro de Pessoas Físicas é o CPF, atribuído pela Receita Federal do Brasil a brasileiros e estrangeiros residentes que pagam impostos ou participam, direta ou indiretamente, em atividades que fornecem receita para qualquer uma das dezenas de diferentes tipos de impostos existentes no Brasil. Não é um procedimento obrigatório como o Registro da Polícia Federal. Para obter um número de CPF, o estrangeiro deve seguir os seguintes passos:

        

 

  • ANTES DE CHEGAR AO BRASIL -  Estrangeiros que moram fora do Brasil podem obter o registro do CPF instantaneamente em uma representação diplomática brasileira no exterior. Para obter um CPF no país de origem, o interessado deve seguir os procedimentos: formulário eletrônico disponível neste link: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CpfEstrangeiro/fcpfIng.asp imprimir e enviar o formulário, juntamente com cópias de documentos pessoais em um consulado brasileiro (consulado ou embaixada com seção consular) para completar a solicitação.

  •  DEPOIS DE CHEGAR AO BRASIL - Se o interessado já estiver no Brasil, pode ir a qualquer Banco do Brasil ou Correios, preencher um formulário e pagar um imposto (R$ 7,00).​

Médicos

A solicitação de estágio ou visita para médicos (nacional e internacional) deverá realizada através de formulário e autorizada pelo Chefe de Grupo.